Muito tem sido falado sobre a literatura e a falta de interesse dos alunos. Também muito são criticados os professores que utilizam métodos obsoletos de aprendizagem, sem proporcionar qualquer prazer para um aluno já relutante.
E eu sou o primeiro a manter essa crítica.
No entanto, além de criticar, eu pretendo também indicar soluções: com um pouco de criatividade podemos criar dezenas, talvez centenas de formas diferentes de trabalhar uma determinada obra na escola, de forma a atrair a atenção e o interesse dos estudantes.
Vou usar como exemplo um dos livros mais consagrados da literatura: Don Quixote.
De que forma(s) a obra-prima de Miguel de Cervantes poderia ser estudada com prazer na escola?
Vamos partir do início: a leitura.
Possibilidades e jogos de leitura
- Fazer a leitura em voz alta de alguns capítulos da obra: alunos e professor intercalando a leitura e criando curiosidade quanto ao resto da história. É muito mais divertido do que uma leitura solitária;
- Jogo de incorporação à leitura: escolhemos um capítulo ou trecho e fazemos algumas marcas no texto (a cada duas ou três linhas). Um aluno inicia a leitura em voz alta e, seguindo uma ordem estabelecida antecipadamente, um novo aluno começa a ler a cada marca do texto, até que todos estejam lendo juntos;
- Feira de leitura: o grupo encarregado da atividade anunciará — como faziam os leiloeiros antigamente — que em determinada hora e lugar será feita a leitura de certo trecho do livro. Também farão cartazes anunciando o grande acontecimento;
- Leitura dramatizada: um grupo prepara a narração de algum capítulo da obra para contar aos outros (ao ar livre), utilizando imagens seqüenciais dos fatos. Os narradores podem vestir-se conforme o estilo da época e pode-se encenar alguns personagens;
- Leitura musical: cada grupo fica responsável por um capítulo e escolhe uma música que combine com o trecho a ser lido. Durante a leitura podem ser feitas pausas para ouvir a música, que ficará de fundo para os narradores.
E depois de terminada a leitura? Ficha de leitura para serem preenchidos resumo, personagens e fatos principais? Nem pensar! Não mate os pobres alunos de tédio.
Jogos para depois da leitura
Brincando com os personagens- Imaginar como são: desenhá-los, descrevê-los;
- Desafio de desenho e pintura: concurso de Sanchos e Quixotes;
- Procurar fotos na internet dos personagens e montar um mural. Depois ler em voz alta algumas falas para ver se os alunos descobrem de que personagem são;
- “Quem é quem?” com os personagens do mural. Dividir a sala em dois grupos pode ser divertido aqui;
- Escolher um personagem do mural e inventar uma nova vida para ele, uma aventura ou imaginar como seria atualmente;
- Escrever uma carta ao personagem que cada um escolher.
- Localizar “A Mancha” em um mapa;
- Descobrir e seguir rotas sobre um mapa;
- Localizar lugares, populações;
- Construir murais que mostrem a paisagem;
- Investigar sobre os tais moinhos;
- Desenhar os moinhos;
- Confeccioná-los usando materiais diferentes;
- Pesquisar sobre costumes e condições de vida da época;
- Imaginar uma aventura do protagonista em outros lugares, cidades ou países diferentes.
- Sopas de letrinhas;
- Palavras cruzadas;
- Desafios de vocabulário, trabalhar em diversos níveis, com graus de dificuldade variados;
- Elaboração de pequenos dicionários visuais — escolhe-se um objeto, desenha-se e escreve-se uma simples explicação sobre suas partes ou elementos;
- Associação de palavras e objetos aos personagens;
- Agrupar palavras de uma lista por campo semântico;
- Trabalhar com frases curtas e simples da obra e completá-las com outras novas, para formar rimas: “Tinha em sua casa uma ama que passava dos quarenta/que cuidava da casa e estava sempre atenta”.
- Copiar e ilustrar algumas frases ou refrões que apareçam na obra;
- Copiar conselhos que Don Quixote dá a seu escudeiro Sancho;
- Copiar (talvez cozinhar) a culinária da época: fazer fichas de receitas;
- Copiar gírias de uso cotidiano: saudações, despedidas etc.
Estimulando a escrita
- Escrever uma carta que os próprios personagens nos teriam enviado, de algum lugar da Mancha;
- Texto no qual um personagem descreve a si mesmo;
- Desfile de modelos: entregamos a foto de um personagem e os alunos devem descrevê-lo utilizando comentários como se fosse um desfile de moda;
- Transformar um episódio que já tenha sido comentado na aula em uma notícia, utilizando a linguagem dos jornais;
- Entrevista com um personagem: elaboram-se as perguntas antecipadamente, tendo em vista qual seu papel na narrativa;
- Reescrever um capítulo em forma de quadrinhos;
- Escrever um capítulo em forma de crônica: colocar a hora em cada um dos acontecimentos;
- Escrever poemas simples em torno do personagem, objeto ou fato.
Fazendo teatro e outras representações
- Escolher um capítulo e adaptá-lo para linguagem teatral;
- A dita representação pode (e, de preferência, deve) ter acompanhamento musical, corais etc.;
- Representações com fantoches: pode-se adaptar um capítulo para crianças, utilizando linguagem muito simples;
- Teatro de sombras: podemos optar pela construção de figuras ou sugerir que os próprios alunos atuem diretamente.
Oficina de artistas
- Fazer marca-textos: os próprios alunos podem desenhá-los, depois plastificá-los;
- Pintar camisetas com cenas da obra, falas de personagens ou o que mais desejarem;
- Decorar recipientes de vidro com pintura especial para isso;
- Fazer a armadura de Don Quixote utilizando cartolinas prateadas;
- Confecção de máscaras com a técnica do jornal picado, farinha e água;
- Confecção de fantoches utilizando material reciclável.
É claro que não será possível, conforme nossa realidade, organizar todas essas tarefas. Mas a partir delas, muitas outras idéias podem surgir ou ser adaptadas. Cabe a cada professor saber a hora certa de colocá-las em prática e também ao aluno sugerir (ou exigir, em casos extremos) sua realização.
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