Geralmente a Educação Física na escola é vista como
uma disciplina complementar, como se ela fosse menos importante do que
Matemática, História ou Língua Portuguesa. Será que é verdade? É preciso
compreender que a Educação Física é uma disciplina obrigatória do
currículo escolar e que apresenta características próprias, como veremos
a seguir.
O termo Educação Física pressupõe a ideia de controle do corpo ou,
ainda, de controle do físico. Educar, desde o século XVII, é uma ação
que está intimamente relacionada à disciplina corporal: a separação
proposta por Descartes, entre corpo e mente, torna-se base de todo o
processo educacional ocidental. Fato bastante visível nas salas de aula:
o corpo fica sentado e parado, sem “atrapalhar” o exercício de
raciocínio e de aprendizado feito pela mente.
A princípio, a Educação Física, quando inserida no currículo escolar,
era tida como um momento para a prática da ginástica, com a finalidade
de deixar o corpo saudável. Após muitas reformas na própria ideia de
Educação Física, atualmente ela é uma disciplina complexa que deve, ao
mesmo tempo, trabalhar as suas próprias especificidades e se
inter-relacionar com os outros componentes curriculares. Segundo os
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), documento oficial do
Ministério da Educação, a Educação Física na escola deve ser constituída
de três blocos:
Segundo o documento, essas três partes são relacionadas entre si e podem ou não ser trabalhadas em uma mesma aula.
O primeiro bloco, “jogos, ginásticas, esportes e lutas”, compreende
atividades como ginástica artística, ginástica rítmica, voleibol,
basquetebol, salto em altura, natação, capoeira e judô. O segundo bloco
abrange atividades relacionadas à expressão corporal, como a dança, por
exemplo. Já o terceiro bloco propõe ensinar ao aluno conceitos básicos
sobre o próprio corpo, que se estendem desde a noção estrutural
anatômica, até a reflexão sobre como as diferentes culturas lidam com
esse instrumento.
Se analisarmos uma aula em que o professor trabalha apenas os quatro
esportes coletivos (voleibol, basquetebol, futebol e handebol), sob a
ótica de uma Educação Física que visa à reflexão do aluno sobre si e
sobre a sociedade em que está inserido, logo perceberemos o quão pobre
se torna a experiência sobre o corpo nessas aulas. Nesse sentido, é
fundamental que a compreensão de si, de sua cultura e de outras culturas
seja ampliada, a fim de efetivar a disciplina de Educação Física como
um componente curricular educacional.
A Educação Física tem uma vantagem educacional que poucas disciplinas
têm: o poder de adequação do conteúdo ao grupo social em que será
trabalhada. Esse fato permite uma liberdade de trabalho, bem como uma
liberdade de avaliação – do grupo e do indivíduo – por parte do
professor, que pode ser bastante benéfica ao processo geral educacional
do aluno.
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Este blog surgiu com a necessidade de relatar experiências envolvendo as Tecnologias da Informação na Prática Educacional, dando continuidade com o Curso Proinfo Integrado, onde sou aluna do referido curso, atualmente estou divulgando notícias referentes a educação, como também estou trabalhando com as datas comemorativas. Aproveitem!!!!
25 de abril de 2012
Educação Física
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