21 de abril de 2012

21 de abril

Na época em que estava acontecendo a escassez do ouro, muitos mineiros cessaram o pagamento do quinto. Mas o Rei de Portugal criou a “Derrama”, obrigando que fossem pagos todos os impostos atrasados.

Com toda esta situação, foi formado um grupo de revoltosos, e esta revolta ficou conhecida como a Inconfidência Mineira, que tinha como propósito, a independência de Minas Gerais. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes era um dos líderes desta revolta. 



Tiradentes
Quando a revolta dos mineradores foi descoberta pelo governador, a Derrama foi suspensa e foi ordenado que os líderes desta revolta fossem presos.

Durante 3 anos, Tiradentes ficou preso, até que no seu julgamento foi condenado a morte, todos os outros representantes que também estavam condenados, foram inocentados por Tiradentes.


No dia 21 de abril de 1792, Tiradentes foi levado à forca. Foi enforcado e esquartejado.


Muitos anos após a morte de Tiradentes, ele foi reconhecido como um grande herói do início da história da Independência do Brasil, e mais de 150 anos depois foi decretado como feriado nacional o dia 21 de abril como o dia de Tiraden
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Nova Visão da Educação - O Professor do Século XXI

A partir da década de 80 as mudanças científicas e tecnológicas, a desorganização familiar, a transferência da socialização da família para a escola exigiram do professor uma formação continuada e uma transformação na maneira de atuar junto aos seus alunos, ou seja, uma transformação profissional. Mas é necessário que o professor entendacomo é esse tipo de transformação que lhe está sendo exigida. Absolutamente não é tornar-se liberal, permissivo ou deixar de ministrar aulas propondo outro tipo de atividade alheia à sua disciplina. As transformações são relativas a tornar as suas aulas mais atraentes.
Exige-se atualmente, que o professor:
Desenvolva competências e habilidades, que saiba avaliar, que atue como educador.
Como saber se você está desenvolvendo competências e habilidades?
(competência- ir buscar e adquirir saber; habilidade- aplicação correta do saber adquirido)
Só há desenvolvimento de competências e habilidades saindo-se do modelo acadêmico de educação. Ao preparar as atividades incentivadoras e no preparo das suas aulas jamais perder de vista os Temas Transversais (Saúde, Ética, Pluralidade Cultural, Meio ambiente, Preparação para o trabalho, Sexualidade) .
Para desenvolver competências é necessário mobilizar recursos ( motivar ) visando o aluno ativo ( sem academicismo ).
O educador de hoje não apenas transmite informações. Trabalha com os Temas Transversais, procura resgatar valores, respeito mútuo, solidariedade, etc, não permitindo portanto certos comportamentos dos seus alunos, em sala de aula.
Compromete-se em incentivar a busca do conhecimento por parte dos seus alunos e preocupa-se com a construção da auto-estima dos mesmos, considerando portanto, as inteligências múltiplas.
Procura iniciar a busca do conhecimento pelas atividades incentivadoras alicerçadas na contextualização mostrando aos alunos que todas as disciplinas propostas pela escola são vivenciadas, por nós, no cotidiano.
O saber avaliar faz parte da bagagem do professor preparado para atuar neste século. Se o desenvolvimento das competências e habilidades são seus objetivos, saber avaliá-las também o são. Deve preocupar-se em avaliar o saber adquiridoe a aplicação correta desse saber, ou seja, propor atividades que revelem se houve domínio dos conceitos básicos aprendidos e se os mesmos foram corretamente aplicados. Para a elaboração de tais atividades é necessário que se tenha em mãos as atividades incentivadoras as quais devem ter como objetivo o domínio dos conceitos básicos e sua correta aplicabilidade do conteúdo em questão.
A tendência do professor é atuar da mesma forma que atuavam os seus professores embora estejam, constantemente, recebendo informações sobre a necessidade de mudança na sua postura, porém é necessário que se conscientize da necessidade, urgente dessa mudança.
O século XXI procura resgatar valores universais e permanentes, conduzindo a uma visão mais abrangente sobre o ser humano e a sua ação. Isso exige:-
Um professor mais multidimensional e mais abrangente, ou seja UM EDUCADORbibliografia:Beauclair, João:Psicopedagogia: Trabalhando competências, criando habilidadesRio de Janeiro: WAK Editora 2006Freire,Paulo: A pedagogia dos sonhos possíveisSão Paulo: Editora UNESPPiaget, Jean: Epistemologia GenéticaSão Paulo: Martins FontesAlves, Maria Dolores Fortes:De professor a educadorRio de Janeiro: WAK Editora