A partir da década de 80 as mudanças científicas e tecnológicas, a
desorganização familiar, a transferência da socialização da família para
a escola exigiram do professor uma formação continuada e uma
transformação na maneira de atuar junto aos seus alunos, ou seja, uma
transformação profissional. Mas é necessário que o professor entendacomo
é esse tipo de transformação que lhe está sendo exigida. Absolutamente
não é tornar-se liberal, permissivo ou deixar de ministrar aulas
propondo outro tipo de atividade alheia à sua disciplina. As
transformações são relativas a tornar as suas aulas mais atraentes.
Exige-se atualmente, que o professor:
Desenvolva competências e habilidades, que saiba avaliar, que atue como educador.
Como saber se você está desenvolvendo competências e habilidades?
(competência- ir buscar e adquirir saber; habilidade- aplicação correta do saber adquirido)
Só há desenvolvimento de competências e habilidades saindo-se do
modelo acadêmico de educação. Ao preparar as atividades incentivadoras e
no preparo das suas aulas jamais perder de vista os Temas Transversais
(Saúde, Ética, Pluralidade Cultural, Meio ambiente, Preparação para o
trabalho, Sexualidade) .
Para desenvolver competências é necessário mobilizar recursos ( motivar ) visando o aluno ativo ( sem academicismo ).
O educador de hoje não apenas transmite informações. Trabalha com os
Temas Transversais, procura resgatar valores, respeito mútuo,
solidariedade, etc, não permitindo portanto certos comportamentos dos
seus alunos, em sala de aula.
Compromete-se em incentivar a busca do conhecimento por parte dos
seus alunos e preocupa-se com a construção da auto-estima dos mesmos,
considerando portanto, as inteligências múltiplas.
Procura iniciar a busca do conhecimento pelas atividades
incentivadoras alicerçadas na contextualização mostrando aos alunos que
todas as disciplinas propostas pela escola são vivenciadas, por nós, no
cotidiano.
O saber avaliar faz parte da bagagem do professor preparado para
atuar neste século. Se o desenvolvimento das competências e habilidades
são seus objetivos, saber avaliá-las também o são. Deve preocupar-se em
avaliar o saber adquiridoe a aplicação correta desse saber, ou seja,
propor atividades que revelem se houve domínio dos conceitos básicos
aprendidos e se os mesmos foram corretamente aplicados. Para a
elaboração de tais atividades é necessário que se tenha em mãos as
atividades incentivadoras as quais devem ter como objetivo o domínio dos
conceitos básicos e sua correta aplicabilidade do conteúdo em questão.
A tendência do professor é atuar da mesma forma que atuavam os seus
professores embora estejam, constantemente, recebendo informações sobre a
necessidade de mudança na sua postura, porém é necessário que se
conscientize da necessidade, urgente dessa mudança.
O século XXI procura resgatar valores universais e permanentes,
conduzindo a uma visão mais abrangente sobre o ser humano e a sua ação.
Isso exige:-
Um professor mais multidimensional e mais abrangente, ou seja UM
EDUCADORbibliografia:Beauclair, João:Psicopedagogia: Trabalhando
competências, criando habilidadesRio de Janeiro: WAK Editora
2006Freire,Paulo: A pedagogia dos sonhos possíveisSão Paulo: Editora
UNESPPiaget, Jean: Epistemologia GenéticaSão Paulo: Martins FontesAlves,
Maria Dolores Fortes:De professor a educadorRio de Janeiro: WAK Editora |
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