Maria Montessori nasceu em 31 de Março de 1870, em Chiaravalle, de uma família conhecida pelo seu fervor religioso, feitos os estudos elementares, entrou na Universidade, matriculando-se na Faculdade de Medicina, a resolução causou estranheza porque até aí nenhuma mulher ousara cursar a Faculdade: considerava-se, em toda a Itália, que não eram trabalhos a que se pudessem dedicar as mulheres, sobretudo as que tinham amor de Deus e das coisas sagradas, Maria Montessori enfrentou todas as oposições, venceu uma a uma as resistências, impôs-se pelo seu gosto do estudo, respeitavam-na os mestres e os condiscípulos, todos que a conheciam foram louvando a sua inteligência e a sua coragem, havia nela um desejo de ver claramente os problemas, uma ânsia de servir a humanidade, um poder de iniciativa que lhe preparavam uma carreira brilhante.
A pedagogia Montessoriana está relacionada à interação de forças corporais e espirituais, corpo, inteligência e vontade, inserem-se no movimento das Escolas Novas, uma oposição aos métodos tradicionalistas, que por sua vez não respeitavam as necessidades e os mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança.
Montessori tinha como princípios as atividades, a individualidade e a liberdade, consideravam a vida como desenvolvimento, acreditando que a educação deveria favorecer esse aspecto.
Os métodos Montessoriano estão espalhados pelo mundo inteiro, tendo como objetivo a educação da vontade e da atenção com qual a criança tem liberdade de escolher um material a ser utilizado.
O material criado por Montessori tem papel preponderante no seu trabalho educativo, e que produz uma série de cinco grupos de materiais didáticos, tais como:
ü Exercícios para a vida cotidiana;
ü Material sensorial;
ü Material de linguagem;
ü Material de ciências;
ü Material de matemática.
Todos os materiais foram preparados com peças sólidas de diversos tamanhos e formas: caixas para abrir, fechar e encaixar; botões para abotoar; série de cores, de tamanhos e formas e espessuras diferentes.
O material dourado é um dos materiais criados por ela, que baseia-se nas regras do sistema de numeração, inclusive para o trabalho com múltiplos. O material dourado desperta no aluno a concentração e o interesse, além de desenvolver sua inteligência e a imaginação criadora.
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