20 de março de 2012

Síntese de Maria Montessori

Maria Montessori nasceu em 31 de Março de 1870, em Chiaravalle, de uma família conhecida pelo seu fervor religioso, feitos os estudos elementares, entrou na Universidade, matriculando-se na Faculdade de Medicina, a resolução causou estranheza porque até aí nenhuma mulher ousara cursar a Faculdade: considerava-se, em toda a Itália, que não eram trabalhos a que se pudessem dedicar as mulheres, sobretudo as que tinham amor de Deus e das coisas sagradas, Maria Montessori enfrentou todas as oposições, venceu uma a uma as resistências, impôs-se pelo seu gosto do estudo, respeitavam-na os mestres e os condiscípulos, todos que a conheciam foram louvando a sua inteligência e a sua coragem, havia nela um desejo de ver claramente os problemas, uma ânsia de servir a humanidade, um poder de iniciativa que lhe preparavam uma carreira brilhante. 
A pedagogia Montessoriana está relacionada à interação de forças corporais e espirituais, corpo, inteligência e vontade, inserem-se no movimento das Escolas Novas, uma oposição aos métodos tradicionalistas, que por sua vez não respeitavam as necessidades e os mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança.
Montessori tinha como princípios as atividades, a individualidade e a liberdade, consideravam a vida como desenvolvimento, acreditando que a educação deveria favorecer esse aspecto.
Os métodos Montessoriano estão espalhados pelo mundo inteiro, tendo como objetivo a educação da vontade e da atenção com qual a criança tem liberdade de escolher um material a ser utilizado.
O material criado por Montessori tem papel preponderante no seu trabalho educativo, e que produz uma série de cinco grupos de materiais didáticos, tais como:
ü  Exercícios para a vida cotidiana;
ü  Material sensorial;
ü  Material de linguagem;
ü  Material de ciências;
ü  Material de matemática.
Todos os materiais foram preparados com peças sólidas de diversos tamanhos e formas: caixas para abrir, fechar e encaixar; botões para abotoar; série de cores, de tamanhos e formas e espessuras diferentes.
O material dourado é um dos materiais criados por ela, que baseia-se nas regras do sistema de numeração, inclusive para o trabalho com múltiplos. O material dourado desperta no aluno a concentração e o interesse, além de desenvolver sua inteligência e a imaginação criadora.

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