7 de abril de 2012

8 de Abril - Dia Mundial de Combate ao Câncer

 
 
O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção de nações, líderes governamentais, gestores e do público em geral, para o crescimento dos índices da doença, o tratamento e, principalmente, para a prevenção do câncer.

Atualmente, o câncer é a segunda causa de morte por doença no Brasil, ficando com o primeiro lugar as doenças cardiovasculares. A cada ano, mais de 12 milhões de pessoas recebem um diagnóstico de câncer e 7,6 milhões morrem da doença. A OMS estima que no ano de 2030 sejam 27 milhões os casos de incidentes de câncer e 17 milhões de mortes pela doença.

Entre os cânceres com crescente incidência, destacam-se: os de pulmões, mama, cólon e reto. O motivo que leva ao grande número de casos de câncer é o aumento da expectativa de vida da população em geral, que está diretamente associada a maior exposição a fatores de risco.

Essa data especial tem como objetivo proporcionar importante mobilização popular quanto aos aspectos educativos e sociais para a luta contra o câncer, que pode ser evitado com a prevenção e o diagnóstico precoce.

Nenhum comentário: