27 de março de 2012

Aos Professores com carinho


Ser professor é uma arte? Um ofício? Uma tarefa árdua? Um castigo?
Como resposta utilizo o título de uma canção do Ivan Lins e Vitor Martins, Depende de nós. Pois, se pensarmos que nossa profissão é um fardo, ela será. Mas, se acreditarmos na importância do nosso trabalho, como uma das possibilidades que nossos alunos terão para serem cidadãos plenos, nossa perspectiva será outra e até nossa auto-estima melhorará. Somos responsáveis, não os únicos, por sermos referência para os nossos alunos, de pessoas íntegras, cidadãos comprometidos com a justiça e com a valorização do ser humano.
Numa sociedade que valoriza o Ter em detrimento do Ser, nós que estamos no espaço educativo por excelência, temos que tentar mostrar outros valores, questionar os padrões impostos pelas mídias.
Uma parcela considerável das famílias de nossos alunos, não tiveram oportunidade de formação para fazer tais questionamentos. Mesmo muitos de nós, professores, que estudamos um pouco mais, se não tomarmos cuidado, passamos a reproduzir os valores e os padrões impostos pelo consumismo.
Temos que acreditar ser possível através da educação, transformarmos a sociedade. Com certeza, a escola não é a única instituição responsável, mas é uma das responsáveis.
É essencial crermos no nosso poder de atuação, não no poder autoritário, mas na capacidade de liderança para dialogar, questionar com autoridade, fazendo a mediação através do conhecimento, de criar espaços para nossos alunos desenvolverem a criticidade.  Sei que essa palavra já está um pouco “gasta” pelas  vezes que já foi utilizada, mas é preciso insistir, investir na formação crítica de nossos alunos e na nossa também.
Sei que com o tempo, acabamos nos sobrecarregando de tantas funções. Tem gente que até diz: mas isso não é ser professor é ser um super-herói… Há algumas décadas atrás, o papel do professor era ensinar os conteúdos específicos das disciplinas. Porém, a sociedade mudou e as profissões também. A profissão professor, talvez seja uma em que as atribuições se multiplicaram, mas não a valorização profissional e os investimentos em recursos para melhorar as condições de trabalho.
Apesar das dificuldades, é preciso sonhar! Rubem Alves, um grande mestre, nos diz: Os sonhos são os mapas dos navegantes que procuram novos mundos. Na busca de seus sonhos você terá de construir um novo saber,… E com certeza é isso, devemos todos os dias  buscar construir   com nossos alunos, novos saberes, novas relações, enfim, desafiá-los a percorrerem outros caminhos na busca  de um novo mundo, no qual, as pessoas possam ser valorizadas pelo que são e não pelo que têm, ou pensam que têm.

Lindo pensamento de Maria Cecília Rizo Pereira.

Nenhum comentário: